Rejogando a trilogia de UNCHARTED

Final de 2017 e me dei de presente de natal dois jogos do PS4: Uncharted - The Nathan Drake Collection e The Last of Us Remaster. Uma coisa curiosa, é que eu joguei e comprei esses mesmo jogos em dois finais de ano.

No final de 2011 eu tinha visto um vídeo do EngLeo da consoles e jogos Brasil de Uncharted 2, e fiquei maluco naquele game, fiquei decidido em comprar ele pra jogar, até que tava pra sair o 3, dai eu fui logo e comprei ele, no lançamento, paguei caralhosos 230 reais (199 + frete) e porque eu lembro desse valor exato?! porque foi o jogo mais caro que eu já comprei na minha vida.

Virei o ano jogando, zerei, rejoguei e zerei de novo, sei que consegui até platinar o game (demorou pra caralho, mas consegui) e aquele se tornou um dos meus jogos favoritos do PS3, e porque eu não peguei logo o 1 e o 2 pra jogar?! não faço ideia

Só sei que no natal de 2013, tinha saido The Last of Us, e eu tinha ouvido falar muito bem dele, era da mesma empresa do Uncharted então eu ia pegar também, e ja aproveitei e peguei o 1 e o 2 também. E como eu disse que eu esse ano (2017) peguei de novo os mesmo jogos, por coincidencia ou não, eu também virei o ano jogando eles, e comecei pelo primeiro:

Uncharted - Drake's Fortune
comecei a jogar 31/12/2017 e terminei 01/01/2018
Como eu disse, eu tinha jogado esse jogo uma vez em 2012, lembro exatamente do momento, tinha acabado de mudar pra casa nova e o quarto todo limpinho, novinho e eu vibrado na TV jogando a primeira aventura do Nathan Drake. Na época eu não ligava pra história, só queria sair metralhando e pulando em penhascos.

Por muito tempo, eu não considerava esse jogo tão bom, na minha cabeça só o 2 e o 3 eram bons, esse seria tipo um "protótipo" de Uncharted, sem muita coisa que cativa nos outros, mas não, ele é muito bom sim!!! Uma coisa diferente que notei, é que ele se passa todo em um cenário só, a unica vez no game que a gente vai de um lugar pro outro é no começo, mas a partir do momento que ele chega na ilha do mapa, é dali até o fim, coisa que nos próximos é diferente, a gente viaja o mundo inteiro em busca de pistas.

Outra coisa diferente desse dos outros é que tem algumas cutscenes de ação, que com certeza se fosse algum outro jogo posterior, seriam açoes que a gente mesmo faria, tipo de ficar pendurado em um helicoptero e atirando nos inimigos acima, por mais que fosse uma coisa rápida, no 2 ou no 3 a gente que faria essa ação, aqui ficou como uma cutscene mesmo. Não que isso tire o mérito do game, mas é um detalhe que percebi.

Mas a história dele é muito boa, começa com Nathan e Sully procurando um tesouro, com uma ajuda (sem querer) de uma repórter. Dai no meio do caminho vão percebendo que esse tesouro na verdade tem muito mais coisa por trás do que eles imaginam (coisas supernaturais até) bem estilo Indiana Jones mesmo, com alguns puzzles (bem fáceis, por sinal) e tiroteiro a rodo durante o jogo inteiro, as vezes até irrita porque brota inimigo do cú, como e porque eles estavam ali caraio?! mas é um jogo, o primeiro, então a gente perdoa.

Uncharted 2 - Among Thieves
comecei a jogar 01/01/2018 e terminei 07/01/2018
Muita gente prefere o Uncharted 2 do que o 3 (ou até que o 4) e eu tava em dúvida do porque, nesse eu percebi que ele é MUITO superior ao primeiro, pra começar que ele não se passa só em um cenário, Drake viaja umas três vezes pelo mundo em busca de pistas pro tesouro, tem um vilão melhor e um monte de novos protagonistas. Mas é incrivel como a jogabilidade é a mesma, teve algumas correçoes na parte de "escalada", mas não muito diferente do primeiro num geral (no primeiro muitas vezes não dava pra saber quando e onde dava pra pular, ou ele pulava errado, aqui é mais dificil disso acontecer, é mais intuitivo, sei lá).

Uma única crítica que tenho a esse jogo, é que a gente joga a cena de escalada no trem duas vezes durante o jogo, porque caraio?! a gente começa o jogo escalando, dai começa a ter flashbacks, dai vai indo até o momento da escalada do "começo", dai a gente vai e escala de novo...? não tinha necessidade, mas tudo bem, concertaram isso no Uncharted 4 (mesma situação, começa numa cena, depois volta, só que dai quando volta pra aquela cena, corta e vai pra frente).

Mas porra, a parte do trem (que dura uns 3 ou 4 capítulos) é facilmente a melhor parte do game, vale a pena jogar só por essa parte. Todo filme de ação tem uma cena que é assim, Missão Impossivel, 007, Indiana Jones, Velozes e Furiosos, que é de um personagem correndo e fazendo coisas em cima de um trem em movimento, dai a gente vai e joga toda a ação, por todos os vagoes, podendo fazer o que quisermos e de qualquer jeito?! caralho, muito foda!

A História desse é o que mais tem reviravolta e coisas supreendentes (no primeiro não tinha tanto), começa, como eu disse, com Nathan ensanguentado e escalando um trem no meio da neve, dai ele desmaia e tem uns flashbacks de uma conversa com (novos personagens) Flynn e Chloe, de eles tentarem roubar um tesouro de um tal de Marco Polo. Depois disso o Flynn trai o Nathan, ele vai preso e aparece o (que deveria ter ido com ele pra essa busca) Victor Sulivan. Dai vai eles dois e a Chloe (fazendo trabalho de agente duplo) em busca do tal tesouro e no meio do caminho aparece a Elena (como eu gosto dessa personagem, carai). No final é bem obvio que acontece mais coisas supernaturais, Nathan não fica com o tesouro e apenas derrota os planos do vilão e no final ele "escolhe" a Elena do que a Chloe.

Uma coisa legal desse final é que a gente sem querer, percebe uma puta química entre Nathan e Elena, e pra mim, que ja zerou Uncharted 4 sabe o quanto isso é importante pra franquia, o diálogo no final dos dois, é sensacional, coisa de casal real mesmo.

"-Quão preocupado você ficou comigo morrendo, de 0 a 10?"
"-Quatro"
"-SÓ QUATRO? ERA UM OITO CLARAMENTE"
"-oito? oito eram os demonios atrás de nós, aquilo sim era um oito"
"-então o que seria um 10?"
"-Palhaços!"
"-Palhaços??"
"-eu odeio palhaços"

Uncharted 3 - Drake's Deception

comecei a jogar 07/01/2018 e terminei 27/01/2018
Uncharted 3 foi claramente o que eu mais joguei, tanto porque foi o primeiro que joguei como porque... sei lá, só por isso mesmo. Dos três foi o único que eu platinei no PS3 e rejogando ele hoje eu penso "como caralhos eu consegui?!" zerar ele no modo brutal deve ser foda pra caralho... mas enfim, dos três jogos esse foi o que eu mais "sabia" onde estavam os tesouros, eu não peguei todos quando zerei (nem tentei também, só pegava os que eu lembrava na doida) mas tinha MUITOS momentos no jogo que eu sabia que ia ter um aqui e outro ali, foi de certa forma nostálgico.

A história do 3 é muito inferior ao 2, tanto pela falta de carisma dos viloes como dos personagens novos (que aqui é só um careca cagão que foi descartado logo no começo) e também sei lá, senti falta de umas reviravoltas doidas que tinha no segundo, como a aparição DO NADA da Elena, a traição de Flynn e ambíguidade da Chloe. Aqui temos uma reviravolta no começo e uma bem tosca no final, mas só, não passa disso, os "viloes" são bem merdas e não parecem ser de ameaça nenhuma, sei lá... porra, no final a gente fica com dó daquela velha...

Mas falando da gameplay e do jogo como jogo em si, continua a mesma coisa e tem até algumas melhorias do 2 (como o lindo fato de devolver granadas... que maravilhoso isso) e aqui temos DOIS grandes momentos (um deles nem é tããão grande assim, apesar de ser a capa do jogo) que é em um avião e em um barco... PORRA, na água o barco afunda e vira de ponta cabeça e no céu o avião cai e explode... E A GENTE JOGA E VIVENCIA TUDO (e sobrevive). Isso é sensacional caralho! Tem até uma corrida de cavalos com carros e motos, mas não se compara a essas duas, acho...

Uma coisa legal desse que eu percebi só agora rejogando (porque da primeira vez eu nem prestei atenção) é nos pequenos diálogos que acontece vez ou outra, sem querer e bem sucinto, como quando Nathan e Elena estão perseguindo o avião pra ele subir, ele vira pra ela e fala rapidão "-DejaVu né?!" ou no final quando eles vão entrar em um avião, e a Elena pergunta se "-Esse tem para-quedas né?!", ambos diálogos rementedo ao primeiro e segundo jogo, teve bastante disso durante o jogo e se você não jogou você nem percebe ou só pensa que isso aconteceu em alguma aventura deles antes, sei lá... mas pra quem jogou... a gente viveu essa aventura mermão!!!



Mas enfim, Uncharted 1, 2 e 3 novamente zeradinhos e agora gosto muito mais dessa franquia, eu sempre gostei na verdade, mas agora rejogando todos e entendendo 100% da história deles, é como se eles tivessem ficado melhores, sei lá... vou tentar jogar agora o Golden Abyss do Vita e o outro do PS4 com a Chloe e a mina do 4, quando?! não sei, pra seguir a tradição, talvez final do ano! (será?!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário