Life is Strange (contém spoilers)

Antes de tudo queria dizer que queimei a lingua com esse jogo, NUNCA gostei de jogo do tipo 'point and click' e apesar desse a gente movimentar a personagem, é basicamente um jogo a base de escolhas e eu nunca curti jogo assim, preferia mais um FPS, jogo de plataforma, Ratchet and clank e etc etc. Mas eu nunca gostei do tipo de jogo que "não é jogo" e é mais uma filme/série, mas.. esse é bom e muito melhor que muita série/filme que eu já vi na vida! (sério, é foda demais)

Pra começar tem viagem no tempo, já me ganhou ai, mas o que me motivou a jogar foram duas coisas: um cosplay da Alinepamg, que ficou tão daora que quis dar uma chance pro jogo e segundo, tava 10 reais o jogo completo na PS plus... juntou o útil ao agradável. Eu também já tinha ouvido falar muito bem dele, do Thiaguinho da Galera e da Amanda Kirby... mas... meh, não vou pegar pra jogar no PC, então deixei quieto (não sou de jogar no PC).

Enfim, dai no natal de 2017 eu tava querendo jogar algo, mas não sabia o que, abri o Horizon, WatchDogs e joguei umas partidas de CoD ww2 mas... não tava "no clima" de nenhum desses, dai quando eu tava quase desligando o console, eu vi o "Life is Strange" ali... paradinho sem jogar, comecei a jogar só pra ver como é que é, resultado: só parei quando acabou o primeiro capítulo!

cosplay da Alinepamg que falei
Lembro que joguei o primeiro eps no domingo (24/12/2017) e deixei o resto pros dias de Yasumi que eu teria, e consegui terminar ele na madrugada de quinta... e meu amigos... que jogo é esse !!!

A história dele envolve viagem no tempo, como eu disse, e meio que tem coisa de vários filmes com viagem no tempo, alguns paradoxos e coisas bem comum nesse tipo de filme, com uma pequena diferença: quem fazia a escolha de tudo, quem voltava no tempo pra arrumar ou fazer mais merda, era eu!

Tinha momento que eu sentia como se estivesse na pele do Marty McFly quando ele voltava no De volta para o Futuro 2, onde ele ficava indo e voltando no tempo, criando realidades paralelas e tentando desfazer a merda por alguma ação que ele tinha feito (lá pro final do jogo) E CARALHO, ISSO É MUITO BOM

Durante o jogo inteiro a gente precisa fazer escolhas ou açoes que mudam no rumo da história do jogo, eu por exemplo joguei e "deixei" a Kate morrer... não consegui salvar, e pra mim, isso fazia parte do enredo normal, que ela ia morrer de qualquer jeito, mas... dependendo das escolhas (certas, ou não) que a gente faz, tem como ela estar viva ainda, e nos ajudar mais pra frente, COMASSIM CARALHO?!

Tem um momento, quando a gente aprende a voltar no tempo olhando fotos (estilo Efeito Borboleta 2) que a gente volta, muda algo e cria uma realidade paralela, quando cheguei nessa parte eu já sabia que ia dar merda, alguem teria morrido (ou ficado milionário por causa de um livro) ou coisa do tipo, dito e feito: nossa melhor amiga fica tetraplégica e morrendo aos poucos!

Pesado, triste e até melancólico, por MINHA causa aquilo e aquela realidade aconteceu, eu não fiquei só vendo acontecer, eu FIZ acontecer, foi bizarro, tenso e piorou quando veio a decisão (que foi pedido pela própria personagem) de tirar a vida dela:


Foi a decisão do jogo que eu simplesmente não sabia o que responder, porra, como se responde algo desse?! no filme eu apenas ficaria tenso esperando as coisas acontecer, aqui se eu fizer isso o jogo fica literalmente travado, não vai pra frente... 

Mas enfim, enquando fui jogando, eu fui escrevendo aqui o que achei de cada episódio, as escolhas que fiz e tudo mais.Vamo lá:

Episódio 1: Chrysalis
Eu meio que sabia que tinha viagem no tempo nesse jogo, por já ter ouvido pessoas falando, mas como nunca me importei, meio que esqueci, dai quando começa a gameplay de "voltar no tempo" eu fiquei tipo... fodeu, vou viciar e não vou conseguir parar de jogar mais.... e foi exatamente o que aconteceu!

Comecei a jogar sem pretenção, só pra ver como era, dai quando chegou a mecanica de viajar no tempo e eu fui entendendo como é o enredo/mundo do jogo, já era, comecei a jogar e me interessar cada vez mais pela história, fui fazendo as escolhas que eu achava que seriam as certas (aloprando um pouco, como nas decisoes de inFamous, Horizon) mas vamo ver no que vai dar...

Episódio 2: Out of Time
Esse foi o capitulo definitivo pra eu ficar mais confuso ainda, não sabia se eu tava jogando um jogo ou assitindo uma série, claro que não é uma série, porque eu to com o controle e tal, mas... o nivel da história e de tudo nele é MUITO com cara de série, tanto que no começo tem um "on the next episode of life is strange" e aparece varios acontecimentos importantes que eu tinha jogado.... me senti assistindo uma série onde eu fazia as escolhas, e é bem isso que esse jogo é mesmo.

Nesse episódio também foi quando eu em vários momentos fiquei pensando no que fazer (as escolhas), que aquilo que fiz antes teve consequências nesse e tudo que eu fizesse nesse teria consequência no próximo... e no final onde eu (Max) tive que dedurar algum dos tres personagens e quando eles começam a jogar tudo que não se pode confiar em mim porque eu menti pra eles antes (que eu menti/ocultei a verdade mesmo no episódio anterior) eu senti algo que NUNCA tinha sentido com uma série/filme ou jogo: culpa. Culpa por a história ter ficado daquele jeito, bizarro né?!

Porque normalmente nas séries/filmes as coisas vão acontecendo e inconscientemente a gente pensa "faz isso", "não faz isso", "se você fizer isso agora vai dar merda", mas a gente não tem controle nenhum da situação, se deu merda é porque inevitavelmente ia dar merda mesmo... aqui não, se deu merda é por culpa minha!!! E isso é sensacional, to até esperando um tempo pra jogar o próximo porque sentir todo esse nivel de "culpa" de novo vai ser tenso (porem foda).

E só pra deixar registrado.. sim... por minha culpa a mina se matou... 

Episódio 3: Chaos Theory
Esse episódio eu achei meio cansativo e até "chato", foi legal aquela parte na lanchonete quando a Max cita "Groundhog Day" do Bill Murray, só ai eu já sabia exatamente o que tinha que fazer, tirar informações de personagens e depois voltar no tempo e "jogar no verde", coisa que é muito usada no filme, e no jogo funcionou muito bem também, enfim.

Esse episódio meio que valeu INTEIRO só pelos minutos finais, onde quando a Max ta olhando pra uma foto e dá uma de "Efeito Borboleta 2" (varias referencias de filmes de viagem no tempo, bem sucintas e quase que ocultas pra muitos, não pra mim) e ela volta no tempo pro momento daquela foto, que como foi dito anteriormente pela Joyce (não lembro em qual episódio, mas eu lembrei na hora) da ultima foto que o pai da Chloe tirou antes de pegar o carro e sofrer um acidente... 

Já nesse momento eu pensei comigo: a Max vai claramente tentar evitar que o pai da Chloe morra, vai vendo, e é exatamente isso que ela (e o jogo) insinua a gente a fazer, e... eu como ja assisti milhoes de filmes de viagem no tempo, sei que isso é "errado" e é melhor não, mas segui o jogo e fiz... dito e feito!

Caralho Max, você não viu com o Ashton Kutcher em Efeito Borboleta que mudar coisas do passado, por mais que pequenas e importantes, mudam drasticamente o futuro? Ou mesmo com o The Flash que voltar no tempo e salvar sua mãe de ser morta e seu pai de ser preso pode mudar a vida de todos a sua volta (pra pior), e nem preciso falar de Exterminador do Futuro, De volta para o Futuro, Doze Macacos, Questão de Tempo, MIB 3, Donnie Darko e etc etc etc

Mas não muda o fato de quando a Max vai pra sua "realidade alternativa" ter sido BEM foda, me senti assistindo a um desses filmes que citei (principalmente De volta para o Futuro 2 e Efeito Borboleta) e bem, a revelação de que tudo que ela fez pra salvar o pai dela, deixou ela paralítica, ja mostra que no próximo episódio ela vai voltar pra "fazer as coisas voltar ao normal", e como ela vai fazer isso só me deixa com mais vontade ainda de voltar a jogar, então bora!

Episódio 4: Dark Room
Esse episódio foi uma mistura de De volta para o Futuro 2 com Dexter (com toda a investigação da Chloe e da Max) e como eu já tinha suspeitado anteriormente, no começo desse a Max ve as consequencias de ter criado uma segunda realidade (deixando Chloe paralítica) e decide voltar no tempo de novo e fazer as coisas voltarem ao "normal". De cara achei um pouco decepcionante, porque ela realmente fez tudo voltar como era antes, coisa que normalmente não funciona, mas depois analisando um pouco mais, fez sentido, porque ela não fez quase nada no passado, só não escondeu a chave e as coisas seguiram como seguiram e tudo foi igual (não teria motivo pra algo mudar), mas a partir dai começa a investigação.

Essa parte acheio meio chata, cheio de puzzle e o caralho, mas no final... caralho, eles acham o "calabouço" do maluquinho doido lá, e ficou ainda mais com cara de Dexter misturado com 13 reasons Why, mas seguindo em frente, o final do episódio SIMPLESMENTE dá um plottwist tão foda, que eu só sentia isso assistindo filmes (série nem tanto porque sempre rola aquele spoiler maroto) mas porra, reveleram apenas que o professor é um psicopata, matou a Chloe, drogou a Max e sabe-se lá mais o que ele vai fazer ou fez... Plottwist desse que me fez (literalmente) pular da cadeira, eu tava claramente esperando o Nathan ali... não ele !!!! 

Um parênteses aqui, que a escolha que a gente faz na realidade alternativa, foi uma das mais tensas de todo o jogo até agora, caralho, escolher entre matar ou não sua melhor amiga que ta vivendo uma vida "miserável", e ainda mais pedindo daquela forma... eu não sabia o que apertar, o que escolher.. foi tenso...

Vamos então agora pro ultimo episódio desse jogo/filme.... volta no tempo Max, puta merda

Episódio 5: Polarized
Um dos episódios mais longos (acho) e também o que é mais bagunçado, cronologicamente falando, mas não bagunçado de confuso e sim porque envolve muitas viagens no tempo e muitas realidades paralelas. Aqui a gente ve quem é verdadeiramente o vilão da história e tenta voltar no tempo e refazer as coisas, até consegue, mas sempre dá alguma merda, e eu sempre sinto como se fosse minha culpa... e isso é sensacional.

No final do jogo a gente tem que escolher entre: salvar nossa melhor amiga ou ligar o foda-se e fazer todos da cidade e a cidade toda "morrer", e pra mim isso nem deveria ser uma escolha do jogo, como assim escolher uma amiga sob toda uma cidade?!?! ficou claro no jogo e no final que o jogo é sobre a amizade das duas que vai ser eterna independente do que aconteça, e o grande motivo do tornado e de tudo que aconteceu foi por causa daquele primeiro ato dela morrendo pela primeira vez. Ou seja, o ato de voltar no tempo apenas adiou isso, em várias realidades ela morre, de uma forma ou de outra, tava no destino dela porra

E isso eu achei muito foda, bem no estilo Efeito Borboleta 1, e por mais ironico, é uma borboleta azul o grande motivo de tudo ter acontecido. Que jogo foda!



A trilha sonora desse jogo é tão boa, a história dele é tão boa, profundidade dos personagens e dos acontecimentos.. e é como eu disse: é um filme que a gente controla, é muito foda! De uma coisa eu tenho certeza, esse jogo entrou facilmente pra lista dos meus jogos favoritos. Facilmente!



Uma das minhas músicas favoritas do game (detalhe pro "uma das")

Nenhum comentário:

Postar um comentário