ZELDA: Skyward Sword

Um dos textos mais longos pra uma das aventuras mais prazerosa da minha vida "gamístisca"
26 de Janeiro de 2017

Depois que destravei meu Wii um dos jogos que eu mais queria baixar pra jogar nele, era o Skyward Sword, demorou UMA VIDA pra baixar, tive que ir no meu primo pra isso (internet dele é melhor) e quando eu consegui enfim, eu demorei apenas 2 meses pra criar vergonha na cara e jogar e porque? porque eu sou trouxa, por isso.

Desde que eu joguei o OCARINA OF TIME em 2014 (sim.. em 2014.. julgue-me quem puder) eu fiquei completamente VICIADO em Zelda... O NOME DA MINHA CACHORRA É ZELDA!

De lá pra cá eu joguei o Majoras Mask, A link Between Word e quase nada do Wind Waker (e tenho baixado na fila pra jogar o Twiligh Princes, Phantom Hourglass, Spirit Tracks e Minish Cap.. sim eu sei, um dia eu vou zerar todos, prometo). Até comprei uma Ocarina no ultimo evento de anime que eu fui, paguei 40 reais apenas, sendo que na internet se acha pra cima de 100 (cagada da porra).

Comecei a jogar e a primeira sensação que tive, é que a história é basicamente a MESMA de todos os zelda's, mas contada de um jeito DIFERENTE... claro que o Link sai em uma missão pra salvar a Zelda, mas é uma história bobinha, de uma galera que mora em uma cidade no céu (Olá, Skypeia) e de dois amiguinhos que claramente se gostam (Link recebe um bilhete da Zelda e dá um sorrisão e Zelda quase beija ele... enfim)

Mas toda essa simplicidade me prendeu do começo ao fim, eu que normalmente CAGO pra história, essa conseguiu me prender... acho que tanto por ser simples e legalzinha, como porque não dava pra pular... enfim

Até que enfim a gameplay começa e surge uma das coisas que mais gostei DISPARADO, voar pelo céu livremente:


Eu sei que o Wind Waker já tinha o lance de "navegar" e tudo mais, mas aqui é NO CÉU, você simplesmente esta em um mundinho onde voar de passaro é completamente normal e você acha uma pedra, libera um local que tem uma dungeon, vai lá, pega outra pedra pra liberar outro e NESSE MEIO TEMPO você pode ir quebrando umas pedras pra liberar MAIS LUGARES pra você poder voar depois e pegar itens, rupes, é sensacional demais!!!

E a gameplay do jogo??? Cara, quando eu peguei na espada de treino PELA PRIMEIRA VEZ, lá na casa de treino mesmo, e eu SENTI que a espada do jogo... SEGUE o que você faz com o Wii remote... eu quase gozei na calça, é muita perfeição! (o fato de ter o motion plus ajuda, mas enfim). O começo o jogo tava meio boring com toda aquela história simplista da porra, mas foi só eu entrar na caverna pra salvar meu pássaro e lutei com os morceguinhos e ME SENTI dando espadadas nele... que eu já me senti viciado no jogo, dai pra frente foi só jogando sem parar, quando fui ver... 9 horas e 45 minutos de jogo!!!! (nem o Ocarina of Time eu joguei por tanto tempo sem parar assim).


28 de Janeiro de 2017

Depois de 24 horas de Zelda em menos de 3 dias eu percebi o quão grandioso e espetacular é esse jogo, ele saiu acho que no ultimo ano de vida do Wii, e foi tipo um THE LAST OF US no PS3, não em qualidade gráfica, até porque estamos se tratando do Wii ainda, não é mesmo?! Mas em ser um jogo PERFEITO e aproveitar TUDO e ao MÁXIMO do console!

O jogo é absurdamente GIGANTESCO, tem como pra caralho pra fazer e ele tem um fator RPG bem maior (não me recordo de ter visto nos outros) que é o de coletar itens raros na jornada, pra poder depois, APRIMORAR e MELHORAR seus objetos/itens e tal, ou seja, vc não coleta só dinheiro no jogo, e sim itens também pra poder "dar um upgrade", quando eu descobri isso, me lembrei de quando eu jogo 'Monster Hunter' e saio nas caçadas SÓ pra pegar itens pra equipar minha arma, coisa que não é dificil de se fazer nesse jogo viu...?! E porra, eu AMO Moster Hunter, terem colocado isso no jogo foi sensacional, fator replay dele é infinito (apesar do jogo JÁ ser grande, naturalmente).

E quando eu disse "usar o máximo do console" eu digo no sensor de movimento, esse é um dos poucos jogos do Wii que é OBRIGATÓRIO o uso do "motion plus" (que é um aparelho que melhora a sensibilidade do controle) e muita gente reclamou disso, que não ia comprar um negocio desse só pra jogar esse jogo, mas... MEU AMIGO, valeria a pena comprar um acessório só pra esse jogo... É SIMPLESMENTE PERFEITO!

O sensor de movimento é basicamente o seguinte: você segura o controle (Wii Remote) com a mão direita, se você fizer um movimento golpeando pra direita, o Link dá um golpe com a espada pra direita, se você finge que vai atacar e não ataca, o Link finge que vai atacar e não ataca, se você faz uma rodada igual idiota com a mão, ele dá uma rodada igual idiota com a espada... O WII REMOTE VIRA LITERALMENTE A ESPADA DO LINK NO JOGUINHO!!

meu novo sonho de consumo!!!

Não só com o Controle da direita, o da esquerda vc chachoalha pra usar o escudo e pra rolar (isso depende se ele estiver equipado ou não) e por mais que pareça "muto complexo" jogando por 10 minutos isso fica tão natural quanto andar de bicicleta (sério!)

E por mais que "caramba, mas não cansa ficar chacoalhando  controle o tempo todo não?" não sei todo mundo mas, COMIGO NÃO! Você fica tão IMERSO no jogo, que você não liga de ter que ficar chacoalhando, porque você se SENTE mexendo numa espada e não... mexendo um controle, é bizarro explicar, é sensacional


  • Um adendo aqui, é que com MARIO GALAXY em vários momentos eu CANSEI de chacoalhar o controle, fiquei de saco cheio de mirar também na tela pra pegar estrelas.. e com esse jogo em NENHUM momento senti isso, a imersão dele é inexplicável (acho que o fato que no Mario Galaxy vc só chacoalha igual besta, pode ser QUALQUER movimento que já capta e dá certo e no Zelda se você der uma espada na vertical e a brecha do inimigo for na horizontal, você se fode... isso faz você PRECISAR ficar imerso)
Fora os momentos que você precisar ENFIAR a espada no chão ou levantar ela pra cima e você literalmente faz isso e SENTE fazendo isso, é muito bom.

E por falar nisso, Skyward Sword também (como em todo zelda) tem um instrumento, e aqui é uma ARPA, bem estranho né? (#saudadesOcarina) mas... assim como a espada, você se SENTE tocando uma arpa, o movimento que você faz pra tocar as "notas" com o controle é IDENTICO ao que se faz pra tocar uma arpa, é tão genial e bizarro, que dá até medo. Mas o resultado é simplesmente épico:


31 de Janeiro de 2017

Eu fiquei mó tempo falando o quão perfeito era a espada e a arpa né?! Pois saiba que o ARCO E FLECHA é tão bom ou até... melhor que esses dois...

Lá estava eu, tranquilamente jogando pela segunda vez no "reino da areia" (não me recordo o nome direito... me julgue) até que começa de novo a procurar pelas almas (essa parte é um cú de passar, e dá mó agonia...) e ganho um Clawshots, até ai tudo bem, é comum ganhar um item por templo/dungeon.


Dai eu começo a navegar com um robozinho, bem estilo one piece mesmo, indo de local em local, primeiro procurando um mapa e depois um barco e tripulação dele, vamos pra um lugar ATOA (matamos o boss aranha de novo), até que temos que procurar por um navio invisível (sério, procurar um navio insivísel).

Acho o barco, entro nele e descubro que ele é uma dungeon (primeiramente, genial né?! uma dungeon que é um navio pirata, foda DEMAIS). Até que após derrotar o mini-boss, aparece um baú, vou abrir e... É UM ARCO E FLECHA!!!


Na hora eu vibrei, porque usar arco e flecha é muito daora, em QUALQUER jogo. Já usei em Tomb Raider, The las of Us, Farcry 3 e é sempre muita massa matar alguem com arco, poder pegar a flecha de volta, e agora eu faria isso com o Link !!! Eu já tinha feito isso em outros jogos, claro.. mas.. eu sabia que no Wii seria diferente, no Ocarina of Time a gente só mira, carrega e ele acerta, nesse seria diferente, né?! SIM

Nesse além de você mirar com o Wii remote, tem todo um movimento que você faz com o Nunchuck, que é o MESMO movimento de puxar uma flecha e soltando um botão do nunchuk, você solta a flecha... quando fiz isso pela primeira fez, eu simplesmente surtei, achei MUITO foda!!! Na parte que estamos no navio derrubando um inimigo de cada vez a distancia, com arco... cara, que emoção da porra!

Inimigos que daria pra eu matar com a espada ou com a bomba, eu fazia QUESTÃO de usar o arco e flecha, além de ser mais rapido, mata com um hit, é mais "estiloso".

Essa dungeon do navio eu achei uma das melhores, e pra finalizar, teve também um dos melhores chefes (até então, era o chefe da dungeon passada, que era um bicho de armadura cheio de braço), pra começar que a gente primeiro foge dele no navio, depois tem que ficar mirando nos tentaculos COM O ARCO e depois mirar no olho, depois correr pra parte superior do barco (porque ele ta afundando... cara... sensacional (tanto a dungeon como o chefe).

meio noob esse cara que ta jogando, eu tava com uns 3 coraçoes a mais... (e olha que eu nem pego todas as Heart Pieces...)
01 de Fevereiro de 2017

Hoje eu fiquei basicamente QUATRO HORAS (ou mais, talvez tenha sido mais) apenas fazendo SIDEQUESTS do jogo. E pra ganhar o que? Não sei, nada de tão importante, é só que eu queria completar tudo mesmo e fui fazendo uma aqui, dai essa ajudaria nessa outra, se eu dormisse aqui pra outro dia, daria pra fazer essa e depois aquela, e assim foi indo por horas e horas...


Tudo começou com as sidequests da Lumpy Punpkim, que eu sabia que no final ganhari uma Heart Piece e fiquei com dó de ter quebrado o lustre do cara, dai fui fazer as outras, e quando fui ver, já estava PRESO só jogando e fazendo sidequest, e... até que elas são legaizinhas, te dão uma recompensa besta por qualquer uma e a pequena interação com os personagens naquele mundinho de Skyloft deixa tudo mais daora.

Fora as sidequests, eu fiquei andando atoa PROCURANDO insetos e itens pra uppar minhas armas, uppei TODAS no máximo, quando não era um item que eu ia atrás, era de dinheiro.. eu juro que me senti jogando Monster Hunter, onde eu ia em uma quest SÓ pra droppar item. Isso só torna o jogo MELHOR AINDA.


Sei que a Sidequest de entregar carta de amor pra uma mina, pra depois outro ficar sabendo e ir falar com ela... porra, me senti na quinta série quando me entregavam cartas pra eu entregar pro meu amigo, só que né... em um jogo. E foi engraçado porque o cara (que até então eu achei que fosse uma MINA gorda) disse que era uma super carta de amor, que ele levou dias pra escrever e que NÃO ERA pra eu entregar pro bicho do banheiro pra ele limpar a bunda... dai a mina vai ler a carata (em voz alta, que bizarro) e é mó clichezão escroto, não entedi...


O último jogo em que eu fiquei TÃO viciado, a ponto de jogar e fazer TUDO inclusive as sidequests... foi FarCry3. Fazia tempo que eu não entrava completamente em um mundinho assim, é muito bom. Uma coisa em comum dos dois jogos, é que ambos tem arco e flecha, e por mais que não seja a arma mais forte (ta okay, talvez aqui seja), é a arma que eu mais uso/gosto de usar.

02 de Fevereiro de 2017 

Já faz um bom tempo que eu jogo video game, desde que eu tenho 5 anos e jogava no meu Game Boy verde (que eu uso como foto de perfil todo dia das crianças), se lembrar que hoje eu tenho 21 anos quase 22, é quase 17 anos jogando joguinhos... e nesses 17 anos nunca na minha vida senti algo que senti jogando esse jogo: chorei

Não chorar de raiva por não conseguir passar ou matar um chefe (porque isso é recorrente... eu gosto de jogar, mas sou noob), mas chorar de emoção mesmo, sabe? tipo quando eu assisto algum episódio marcante de one piece.

Isso normalmente não acontece porque eu jogo e cago pra história, só quero jogar, gameplay e o escambau... mas Skyward Sword eu tive que ver a história, ela é bem simplezinha e fácil de acompanhar (e também não dava pra pular...), até que chega em uma determinada parte do jogo... NEM ERA O FINAL, TAVA NO MEIO DO JOGO AINDA... começa a tocar a saudosa "Zelda Lulabby de fundo, e a Zelda começa a falar coisas (que eu fiquei lendo mesmo, por incrivel que pareça) que remete a uma das primeiras cenas do jogo, que quando eu comecei eu tava acompanhando/lendo também), bem... foi nessa parte aqui:


Quando eu li "sleepyhead", meu nariz ficou meio inchado com vontade de cair uma lágrima, sabe? dai eu já entrei no clima de choro e quando veio "I'd always wake you up... will you come to wake me up?" dai a lágrima veio, caralho, que cena/parte foda!

04 de Fevereiro de 2017

Comecei a jogar e estava meio frustrado por ainda não ter um Hyrule Shield e ter que usar um escudo roxo aleatório (por mais que eu tenha uppado ele no máximo), até que eu ENFIM cheguei no dragão de choque e poderia ganhar um escudo novo, só tinha um pequeno problema... eu teria que matar 8 chefes com a mesma vida, consecutivamente.... 

Por sorte só precisei tentar DUAS vezes esse desafio, na primeira eu fui todo confiante, levei dano pra caralho de varios chefes e apanhei pra caralho na ARANHA (o que eu achava que seria o mais fácil) e no ultimo fui com meio coração... morrei (subestimar um chefe nunca é bom).

A segunda tentativa eu fui mais de boa (depois de ter ido em Eldin Volcano e reviver a prisão do Wind Waker), tentei lembrar das brechas de TODOS os chefes, bati o record de quase todos (só do Ghiraguim que não, aquele merda que até agora não peguei o esquema pra matar ele), dai cheguei no ultimo chefe (o megazord dos oito braços) e matei ele com uns 10 corações de sobra....


Sério, foi muito bom poder jogar (mesmo que pouco) do jogo com o Hyrule Shield, mesmo que pouco, valeu a pena, ele é muito forte e sobretudo: estiloso

05 de Fevereiro de 2017

Enfim cheguei na ultima dungeon, caralho!

Pensei comigo que seria mais uma dungeon "normal" (apesar de qualquer coisa normal nesse jogo é espetacular), dai eu me deparo com uma Dungeon "quebra cabeça" que você que poe a ordem das salas... O QUE?

A principio achei que era um simples puzzle pra abrir uma porta, dai quando eu entendi que A DUNGEON TODA é um puzzle gigante... eu não conseguia parar de sorrir enquanto jogava, era genial e foda DEMAIS

Tudo que já tinhamos feito durante o jogo, a gente meio que fez de novo de uma forma AUTOMÁTICA aqui, se a gente ve uma parede com mato? usar a arma que agarra e vai, ve uma passagem pequena? usa o Besouro, uma lavanca? puxa com o chicote, uma pedra do tempo? usa ela pra abrir e passar por lugares que antes não dava... cara, é sensacional de tão genial.

Fora que toda essa dinamica de salas "quadradas" me lembrou um pouco os Zeldas do Nintendinho, mesmo eu nunca tendo jogado (ainda), pelas gameplays, imagens e que escuto falar, é bem assim e... puta homenagem FODA essa, meu deus do céu.


O ultimo chefe que achei uma parte MUITO boa, todo o redemoinho vira uma zona de guerra, e a gente vai descendo e matando uns bichos aleatórios (é uns bicho lixoso, mas é muito emocionante, nessa hora a gente usa TODAS as armas possiveis, eu no caso usei e abusei do arco e flecha). Dai quando chega em baixo, tem uma luta com o vilão emo baitola pela ultima vez, e estava MUITO fácil, eu estava até estranhando... 


Entendi a mecânica dos ataques dele, era só defender e esperar ele atacar, usar o escudo e pá, "espetar o peito dele", dai ele morre e do nada... surge isso:


Só de ver esse visual de satanás já dá pra ver que FODEU né?! olha essa porra.

Confesso que usei e abusei do save, potes, vidas e fadas pra aprender os comandos dele, na "primeira forma" foi até fácil e rapido, conseguia passar sem levar dano (sim, é facil mesmo, só defender e atacar depois que ele ataca), mas a segunda forma... MEUA MIGO...


Quando começa a ter trovoes e esse merda usa isso pra atacar... demorei MUITO pra entender que tenho que ficar de longe e usar também o raio pra atacar... eu ficava de perto (igual na primeira forma) e levava dano da espada com choque dele, eu estava muito frustrado com isso...

Até que quando eu percebi.. JÁ FOI, matei e senti até um alívio...

Não sei se eu estou acostumado com esse lance de viagem no tempo, mas percebi a TEMPOS atrás que a Impa é a mesmo "Grannie" do futuro... foi todo uma enrolação pra Zelda se tocar que é a mesmo pessoa, HELLO, ANYBODY HOME, THINK ZELDA, THINK

Sei que no final deu tudo certo, Link manteve a promessa e "acordou" a Zelda, o mundo foi reconstruido e teve um final digníssimo, com uma trilha espetacular e alguns cenas extras de algumas partes da história que não ficamos sabendo/vendo (como Zelda conhecendo a Impa jovem).


Foram as 58 horas e 57 minutos mais legais, emocionantes da minha vida! (tirando quando eu morria de besta, ficava perdido, não sabia o que fazer ou ficava puto porque não tinha tal item... enfim, foi foda).

Esse Zelda tem VARIOS elementos e partes que remetem aos outros Zeldas, é foda demais. Guardarei pra sempre esse jogo comigo, ao lado do Ocarina of Time, obviamente! (não é qualquer jogo que alguém passa quase 60 horas jogando...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário