The Goldbergs


Fazia muito tempo (mas muito tempo mesmo) que eu não assistia uma série que trabalhava TÃO BEM com referencias e homenagens a filmes dos anos 80/90 (nesse caso, apenas 80). A ultima série que eu lembro que foi assim foi Community, e por incrível que pareça, Community e The Goldbergs tem algo bastante semelhante: um personagem que AMA filmes e gravar/filmar coisas.

Mas chega de "comparar" The Goldbergs com Community, ambas são boas e fazem referencias/homenagens muito boas, mas The Goldbergs mexeu um pouco mais comigo porque, ela é como se fosse uma série de familia normal, porem com o diferencial que o filho caçula é viciado em filmes e gravar/filmar, ele tem uma camera, filma tudo ao seu redor, reproduz cenas de seus filmes favoritos, e o motivo dessa série existir, é porque o diretor é o próprio filho caçula, contando sua infancia em forma de episódios.. todos os personagens são inspirados em pessoas REAIS da sua familia e infancia, tanto que no final de cada episódio tem uma cena REAL de uma filmagem da sua infancia, referente ao assunto abordado no episódio em si.


Esse detalhe da série eu achei simplesmente fantástico, sabe porque?! por que eu SEMPRE pensei em fazer isso (mas com a minha infância, claro) e... pode parecer clichê isso, o cara fazer uma série de suas memórias, quantos seriados assim existem?? ('Todo mundo odeia o Chris' por exemplo), MAS o diferencial de The Goldbergs são os videos ORIGINAIS rodando no final dos episódios, o que dá uma certa credibilidade maior.

Tem um episódio que conta algo que aconteceu na escola, com o protagonista/diretor e mais outros amigos aleatórios (não faziam parte dos amigos coadjuvantes dele) e no fim do episódio é mostrado (em 1 segundo, coisa rápida) que UM DOS personagens que apareceram rapidamente durante episódio, eram esses "amigos aleatórios" dele, as pessoas REAIS daquela história.. mano, isso foi demais!

Mas esse é apenas UMA das coisas que fez eu gostar dessa série, é uma coisa importante e sensacional? SIM, mas não é só isso... outro fator que fez eu ficar viciado nessa série, foi o que eu disse no começo do texto: Homenagens e referencias a filmes dos anos 80!



Todo o destaque para as MILHOES de referencias a filmes esta com Adam, o caçula da familia (que como eu disse, é o diretor da série), ele é um menino nerd, completamente VICIADO em filmes, video-games e filmar/gravar coisas, desde sua familia ou reproduzir cena de seus filmes, e isso dá uma brecha ENORME pra várias e várias referencias, seja nas roupas, posters e brinquedos do seu quarto como situações, brincadeiras ou qualquer coisa que o personagem queira.

Junto de Adam temos seu irmão, apaixonado por esportes, garotas e esse tipo de coisa clichê de qualquer série... com o diferencial que... ele não é um atleta renomado, muito menos pegador... é como se fosse um nerd que não gosta de filmes, um fracassado digamos assim. Um personagem que só melhora ao longo dos episódios, com suas loucuras e derrotas (quando ele corre ele poe os braços pra trás e corre igual um retardado, não tem como não rir).

O pai dele é como se fosse uma versão MENOS rabugenta do pai do Eric de That's 70s Show (acho que mais rabugenta ou rabugenta tanto quanto, não tem como...), a irmã é a patricinha esnobe POREM com boas atitudes (as vezes) e... não tem nenhum namorado fixo ao longo das 3 primeiras temporadas.. o que já torna ela diferente de muitas outras adolescentes de séries. Temos também a mãe, que é a mãe MAIS carinhosa, escandalosa e carente que eu já vi nas séries, ela passa todos os episódios pedindo beijos e abraços dos filhos e indo na escola reclamar sobre qualquer coisa.

Essa família até aqui já esta louca o suficiente certo?! Então imagina que também tem o Pops, que é o avô deles... eu diria que ele é o conselheiro de todos, ajuda todos que vão até ele e passa um tempo maior com Adam e suas "filmagens" de cenas de filmes. Ele não entende nada de filmes e só fala como foi ter vivido na Guerra, mas diz que gosta de passar um tempo com o neto, então ele topa essas loucuras (o que eu achei um diálogo fofo pra caralho).


Voltando as homenagens e referencias... (que pra mim é uma das coisas que MAIS fez eu gostar dessa série).

A série tem dois tipos de "homenagens", a primeira é quando tem um episódio INTEIRO focado em um filme e tem cenas parecidas, a mensagem do filme dita por algum personagem, ou eles tentando imitar o personagem do filme (teve isso com Goonies, Curtindo a Vida adoidado, Negocio Arriscado, Dirty Dancing), ou então aparece apenas alguns elementos do filme, o personagem quer ir no cinema assistir ao filme, acontece algo REFERENTE ao filme.. (teve isso com De volta para o futuro, Star wars, ET, Alien, Porkys, Caça Fantasmas) e seja a homenagem no episódio todo ou "em parte" do episódio... é SEMPRE bem feita, sempre dá uma saudade e vontade de reassistir ao filme.


Até os personagens secundarios passam a ganhar um destaque maior no decorrer das temporadas, no começo dá impressão que é APENAS a familia, depois os amigos deles passam a aparecer mais (bem mais), as namoradas, professores e diretores do colégio.. CARALHO, por falar em namoradas.. Adam e Barry (nome do irmão do meio) tem as MELHORES namoradas que eu já vi nas séries... sério! Não sei se é porque o Diretor quer passar uma imagem de que ele e o irmão tiveram ótimas namoradas ou se elas eram daquele jeito mesmo, porque.. porra!

E não to falando da atriz não, das açoes delas... Dana (namorada do Adam) faz cada coisa com ele, faz ele se sentir seguro sobre "ser nerd", não abandona ele quando ele precisa e deixa ele crescer no ritmo certo, sem precisar jogar seus brinquedos fora ou esquecer o laser tag.. e [SPOILER] quando eles terminam, foi o término mais "bonitinho" que eu já vi nas séries [ACABOU SPOILER], dai tem a namorada do Barry né, que... só dela aguentar ele já demonstra que ela é a melhor namorada também, afinal, que tipo de namorada aguenta o namoro de um cara que SURTA por causa de uma camiseta, diz que não tem mais mãe e namorada e faz um ENTERRO PRA UMA CAMISETA...?! Lainey merece todos os prêmios possíveis de paciência.



Mas é isso, acabei de terminar a 3 temporada de The Goldbergs e não consegui não fazer um texto sobre essa série MARAVILHOSA. Sei que normalmente eu faço quando a série acaba, mas... a 4 temporada ta saindo os episódios e eu não quero esperar ela acabar pra registrar algo dela aqui, NÃO QUERO QUE ACABE NUNCA E QUE ADAM CHEGUE NOS ANOS 90 !!! (sim, eu quero ele surtando com o Exterminador do Futuro 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário