Um mês, 513 capítulos

Mais precisamente no dai 11/09 eu peguei o primeiro volume dos meus mangás de ONE PIECE e disse: vou rever essa história e ver se consigo chegar até a saga de Sabaody pelo menos, até final do ano, sei lá. Um mês se passou e eu cheguei no capitulo 513 e pra quem já leu, sim, é o capitulo da derrota dos Mugiwara em Sabaody

Uma das minhas primeiras conclusoes que posso ter após rever essa história, de novo desde o incio, 4 anos depois é que: ONE PIECE VAI SER PRA SEMPRE O MEU MANGÁ/ANIME FAVORITO DE TODA A VIDA! Não é só porque a história é simples porem completa e com um universo vasto e os personagens são MUITO bem construidos e com um passado melhor que o outro, assim como os viloes e até personagens secundarios, ou então que os arcos e saga são muito bem fechadinhos e além disso, se conectam entre si o tempo todo, formando e abrangindo cada vez mais o universo é porque... porra, isso tudo já não é motivo suficiente?!?!

Ta okay okay, que one piece é bom todo mundo ja sabe, eu já sei, você que ta lendo já sabe mas não tem ninguem lendo mas o que eu quero falar aqui é que tipo assim, como é minha segundo vez vendo a história de one piece, eu obvimente passei a notar os detalhes, então quando um personagem cita uma coisa ou conta uma história, eu passei a prestar mais atenção que da primeira vez e uma coisa que notei é que: DÁ UMA IMPRESSÃO QUE A HISTÓRIA TA FECHADINHA E REDONDA DESDE O INICIO!!!

Você pegar e fazer um arco fechadinho, bem detalhado, explicado e épico é ENTRE ASPAS fácil, agora você fazer uma história, com mais de 15 anos, completamente fechada e com um propósito só, ai meu filho, ai sim é algo complicadíssimo!

Uma coisa legal de one piece, é que eu consigo sentir todas as emoções lendo: eu fico animado com uma luta ou com uma cena em específico, eu dou risada de diversos momentos e situações, eu sinto raiva de viloes, eu sinto dó de personagens e principalmente.. me emociono! Teve varias vezes, ou pra ser mais preciso, quatro momentos que enquanto eu estava lendo, comecei a chorar.. nariz trancou e me senti um completo babaca, chorando sozinho no meu quarto lendo um gibi... e eu honestamente, nunca chorei antes lendo um mangá. De verdade mesmo!

As vezes porque eu me identifico mais com one piece que com os outros? ou porque a história de one piece é muito superior e mais densa que os que eu já li? não sei... nunca saberei

Mas pra não ser só um texto puxando o saco de one piece, não que eu não possa fazer isso, o blog é meu e ninguem le essa merda, mas... vou analisar rapidinho os arcos de one piece, desde o primeiro até o de Sabaody (que foi até onde eu li até agora né, carai).

Nem preciso dizer que tem SPOILER pra quem não leu até o capitulo 513 ou assistiu até o episódio 405 né?!

East Blue

Eu nunca entendo quando dizem que "one piece no começo não era grande coisa", de onde vem esse pensamento? a primeira saga de one piece é sensacional, só nela ele já navegam por 6 Ilhas (contando o Baratie como ilha, mas okay) e em cada uma delas, um vilão diferente e um tripulante novo! E também o é começo de tudo, é quando o Luffy começa a formar a sua tripulação e onde NINGUEM sabe dele, "chapéu de palha? quem é esse" e também é o começo de sua grande carreira, lembrando que assim que ele derrota o Arlong (o ultimo vilão) é que o governo começa a ficar de olho nele, tanto que ele QUASE MORRE no final dessa saga. É sensacional, muito superior a qualquer outra primeira saga de um mangá, e se você considera isso "ruimzinho" me diga quais mangás você le, que eu quero ler também.

Nessa saga eu confesso que eu chorei com o passado da Nami, bem... não com o passado em si, mas no final da luta com o Arlong onde o Luffy briga, pra Nami: -NAAAAAMI, VOCÊ É MINHA COMPANHEIRA!! e ela agradece chorando, nessa hora não deu.. sério! Isso foi lindo demais

Baroque Works
Vish mano, Baroque Works eu diria que o maior problema, é o final em Alabasta, e acho que todos concordam. Vendo pela segunda vez eu até gostei mais do que dá primeira vez, acho que no mangá ficou "mais rápido" que no anime, mas mesmo assim.. são 6 volumes em Alabasta... claro que foi muito bem construido de acordo com os arcos anteriores, mas foi muito maçante, se assim posso dizer. Foi uma saga importante? DEMAIS!!! Mas foi o unico momento falho e de protagonistmo do Luffy, apesar de... ele ter perdido 3x pro Crocodile antes de derrotar ele... ele derrotou mano... e derrotou um usuario de Logia com SANGUE! Mas okay, deixa passar! Se nas outras história o protagonista é existente o tempo TODO, deixa one piece com UMA saga de protagonismo.

E falando dos outros arcos (que esses sim foram bons), temos o arco da ilha de Little Garden e Ilha de Drum e... foi nesse arco da Ilha de Drum que eu chorei pela segunda vez, mais precisamente no final dela mesmo, onde Doctorine joga cerejeiras pelo céu pra se despedir da rena de nariz azul, isso foi emocionante cara... o Chopper tem um dos passados mais triste pra mim, tadinho!


Uma coisa legal e bastante importante dessa saga, foi que os personagens que surgiram nela, serão de extrema importante mais pra frente! E foi também quando o Luffy ganhou muito mais destaque e ganhou sua primeira recompensa, junto com Zoro.



Vale lembrar também que aqui foi implantado um "recurso" que meio que virou característica das próximas sagas, que é o seguinte: o Zoro sempre será o relaxado fodão e braço direito extremo do Luffy e o Sanji sempre vai sumir e voltar tendo feito extremamente foda e de muita importancia! (Zoro derrotando os 100 caçadores de recompensa em Whisky Peak e Sanji com o plano p liberar eles em Alabasta, que se repetiu QUASE no mesmo patamar futuramente em no final de Thriller Bark e na fuga de Ennies Lobby).

Skypeia


Antes de subirem pra Skypeia, eu TENHO que mencionar a "luta" do Luffy com o Bellamy em Mock Town, aspas porque não foi uma luta, foi só um soco! O volume dessa parte foi SENSACIONAL, um dos melhores que eu já li até esse momento (volume 25) porque.. nele além de ter essa cena, mostrou um pouco mais do mundo "afora", mostrou o Shanks, o Buggy e como tava o governo em relação a merda que o Luffy fez em Alabasta com a caida do Crocodile. Apareceu também o Barba branca e o Barba negra e foi citado, bem por cima sobre a nova era dos piratas, que posteriormente veio a ser sobre "a Era dos supernovas".


E por falar em Barba Negra, a primeiração aparição dele no mangá, é SENSACIONAL. Primeiramente que não sabemos nada dele ou quem ele é (eu sabia porque ja tinha visto), então, ele troca uma ideia com o Luffy a respeito de todos estarem rindo do sonho dele! Que este é o único motivo pelo qual eu gosto desse vilão, porque não é só mal por ser mal, ele tem um objetivo e um sonho, assim como o Luffy, a diferença é que o objetivo dele é meio sombrio... mas o sonho e determinação é o mesmo!


Agora já chegnado em Skypeia, ela foi uma saga que mesmo da primeira vez que eu vi, eu gostei MUITO, porque ela é engraçada e teve um dos melhores viloes até ali. E também.. tudo de protagonismo que Luffy teve contra o Crocodile SUMIU com Enel.. afinal, foi totalmente lógico Luffy ter conseguido derrota-lo, foi genial demais!

Foi também a saga onde o Chopper foi super foda, manoooos, ele derrotou SOZINHO um Sacerdote do céu! Ele tava o tempo todo se sentindo o mais fraco do bando (apesar de ter o Usopp ali.. né) ai quando ele derrota, ele grita, todo orgulhoso: -AGORA EU TAMBÉM SOU UM PIRATAAAA! Isso foi muito bonitinho!
Foi também quando foi dado uma cutucada, na futura morte de Merry... onde foi implantado a mitologia do espirito dos barcos. E por falar em mitologia, foi quando Luffy derrotou um deus e transformou uma lenda em realidade! Juro que com a história do passado do Portland, eu me emocionei também (não cheguei a chorar, mas foi quase) foi lindo o que Oda fez de implantar uma lenda e depois fazer o protagonista quebrar ela. Quando Luffy diz: "-Eu vou tocar aquele sino porque, eu quero que o tioinho da cabeça pontudo e os macacoes lá de baixo escutem!" já valeu por toda a enrolação de Alabasta!



Ennies Lobby

Sem dúvida alguma, a MELHOR saga de one piece até o momento!!! Ela é tão perfeita e tantos aspectos que fica dificil citar e detalhar todos, mas vou tentar:

Pra começar, que o que foi implantado capitulos atrás sobre o Merry estar "morrendo" tem uma desfecho e maior destaque aqui, que resulta numa briga de dois tripulantes, Luffy e Usopp, o que foi uma das lutas mais importantes do mangá, porque... Luffy lutar com vilão é normal, isso ele faz desde o começo e fará até o final o anime, agora... lutar com um companheiro?!?!

"sinto como se o bando estivesse se desfazendo" cara, não faz issoooo

Como se isso já não fosse pouco, Robin também some do nada e todos pensam que ela tinha traido o bando, ou que na real nunca estivesse ai pra eles. Junto com isso surge uma organização do governo (CP9) que estava incriminando eles e ainda por cima, tinha o Franky e a gangue dele, que roubou dinheiro deles e que eles já tinham tretado. E isso tudo é apenas o começo, mas olha o tanto de carga emocional já rolou só por ai... E estamos em Water Seven, nem sinal de Enies Lobby ainda.

Depois de descobrirmos enfim o paradeiro e motivo de Robin, todos partem pra Enies Lobby com o intuito de salva-la, os Mugiwaras, os carpinteiros (que foram traidos pela CP9) e até a gangue do Franky, Sogeking vai também, ou melhor, Usopp. Chegando lá rola uma dos momentos mais tristes, e do mangá todo eu diria.. que é dos Mugiwaras em cima de um dos prédios DECLARANDO GUERRA ao governo mundial, tudo por causa de uma companheira..


E não é só emocionalmente que essa saga é foda, nas lutas também! TODOS os personagens aprendem e usam seus golpes novos na luta contra a CP9. Luffy usa o Gear Second e Thirty, Zoro o Ashura, Sanji o Diable Jambe, Chopper libera e usa 3 dos seus Rumble (e vira um demonio), Nami usa sua arma nova com os atributos de Skypeia, e temos o Sogeking né, a cena dele do alto do prédio atirando nos caras, é demais!!!


Pra finalizar, após a treta toda, eles quase estão sendo encurralados pelo governo e o que acontece? SÃO SALVOS PELO MERRY!!! O barco que já estava em suas ultimas, implorou pra concertarem ele pra mais uma ultima viagem pra salvar seus companheiros e... no seu funeral, agradece a todos pela sua vida, que ele queria poder leva-los mais longe e agradeceu por tudo, que ele foi muito feliz! Só de escrever disso uma lágrima quase escorreu... e sim, nessa parte eu chorei também!



Não sei mas, no final dessa saga a gente percebe o quão one piece é grandioso, é tanta coisa que aconteceu, tanta coisa que você viu e... no final dela, mais precisamente no volume 45, acontece novamente o mesmo do volume 25, mostra o mundo a fora. Mostrando como o Governo reagiu a merda que o bando fez em Enies Lobby E CONSEGUIU FUGIR! TODOS ganham recomepensa por suas cabeça e a de Luffy vai pra 300 milhoes. O governo (e o mundo todo) começa a prestar ainda mais atenção neles, sem falar que mostra a reação dos parentes/amigos dos personagens de acordo com isso, mostra a Doctorine no Chopper, os cozinheiros do Baratie, os amigos e a "namoradinha" do Usopp, a irmã da Nami e o pessoalzinho da vila do Luffy, isso foi bem emocionante! E também começa o estopim pra uma grande guerra que estaria por vir... a luta entre Ace e Barba Negra... Esse é outro volume sensacional!

Ah e o arco do Davy Back Fight apesar de ter sido SUPER inútil, foi engraçado, só prestou pra criar uma mitologia pro mangá e pra ter um pequeno gancho pra aparição do Aokiji lá em Long Ling Long Island. Mas foi divertido vai, O PODER DO AFRO

muita gente acha que isso é filler, mas não é não! Filler só é quando o Foxy volta e pede revanche e quando aparece de novo em um spa (o spa é filler também), ou seja, Foxy é tão mito, que apareceu 3x no anime e 1 no mangá!

Thriller Bark

Quando eu pensei que Oda não conseguiria mais implementar companheiros com um passado tão bom, ele vai e nos apresenta o Brook, o esqueleto que morreu a 50 anos e é companheiro da Laboon que eles conheceram láááááá no começo da Grand Line.

Não que Thriller bark tenha sido só isso, o fato do Luffy ter derrotado OUTRO Shichibukai foi bacana, o fato de eles estarem num ambiente de zumbis e monstros e tudo ter uma lógica por trás, e não ser só algo "sobrenatural porque sim" foi legal também,eu na realidade curti bastante, porque mostra que apesar de ser uma saga sobrenatural, tudo se encaixa no ambiente do anime, o esqueleto falante é por causa de um poder de akuma no mi, os zumbis são só cadáveres com sombras roubadas a partir de outro poder de akuma no mi, é tudo muito "lógico" se for ver!


E o final hein?! Mal derrotaram um Shichibukai e a porra dum Zumbi gigante, já surge outro querendo levar o capitão. Ai vai o Zoro e Sanji querendo impedi-lo e... acontece AQUELA cena do Zoro... Sem falar que depois de entendermos os reais motivos do Kuma, passamos a gostar ainda mais desse final!


Ah e no anime o final com a música do Brook ficou bem melhor, CLARO NÉ!! No mangá não tocou o Binks no Sake... mas deu nada, assim que acabei de ler o capitulo, já fui no Youtube e vi o clipezinho!

Sabaody

Sabaody é a saga mais curtinha, porem MUITO importante! Ela começa logo com o final de Thriller Bark, dos Mugiwara encontrando com a Kamy e Papag (que já haviam aparecido 200 capitulos atrás nas imagens de capa) pedindo ajuda pra resgatar um antigo vilão deles. Dai encontram com o cartaz vivo do Sanji (uma das partes mais bizarras do mangá todo, porem é MUITO engraçado).

Sabaody é basicamente o pontapé pra grandiosidade de expansão que one piece ia passar a ter, é a partir daqui que one piece deixa de ser um mangá "só sobre um bando de piratas do chapéu de palha" e passa a ser um mangá SOBRE UMA ERA DE PIRATAS!!! Nos é apresentado o imediato do navio do Gol D Roger, mostra que não foi só o Luffy que começou sua jornada pela Grand Line em busca do one piece, é assim que conhecemos os outros 9 Supernovas (com o Luffy e Zoro são 11) e mais, o plano de faze-los ficar mais fortes pra poder enfrentar o Shin Sekai!


Sabaody apesar de curta (apenas dois volumes) é claramente uma das sagas mais importantes de one piece!


Bom mas então foi isso,

Foi só um texto pra deixar registrado aqui no blog que esse ano, em 2015 eu revi one piece, pelo mangá dessa vez. Só vi até o final de Sabaody porque pra continuar, eu preciso estar com o psicológico preparado... o que está por vir é bem foda mas acima de tudo, triste porque o bando ta todo separado... apesar de eu saber que eles voltam, sei lá.

Ah e sim, todas as fotos usadas nesse texto eu que tirei direto dos meus mangás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário