Malcolm in the Middle

Antes de começar o texto, muitos vão fazer a seguinte pergunta: "-É o Walter White ali no canto esquerdo?!", a resposta para essa pergunta é bem simples:
-Yes... No... Maybe, I don't know... Could you repeat that question?!

  Três fatores me levaram a conhecer essa série, primeiro: quando eu conheci e assisti The Middle, eu pesquisava sobre the middle nos sites, e sempre aparece Malcolm in the Middle, como sendo uma série boa de sitcom também. Segundo: quando eu vi que Bryan Cranston, ator espetacular de Breaking Bad, participava da série como um pai idiota. Terceiro: com a rápida aparição de 3 segundos que Malcolm tem em Arrested Development. Nunca tinha lido nada sobre a série, apenas conhecendo a série dessa tres formas me deu curiosidade pra assistir, e não me arrependi, boa pra caralho!

  Confesso que no começo eu só queria ver a atuação do Bryan Cranston, mas a série não é focada nos pais, e sim com as merdas que as crianças (filhos) fazem e o desenvolvimentos deles, na puberdade e vida adulta. Eu gostei disso. Antes de falar mais, vou fazer uma rápida analise dos personagens:

Malcolm


  Malcolm é o gênio da família e o protagonista, obviamente. Não suporta nada desonesto que seus professores, pais e até irmãos faça, eu diria que é o irmão mais velho, embora ser "o do meio" (ta ai o nome da série). Apesar de ser certinho e nerd chato (nerd das antigas, não esses bazinga de hoje em dia), Malcolm não dispensa fazer merdas com seus irmãos, principalmente quando Francis vai visita-los, essas merdas vão de tacar coisas podres nos outros do teto, dar coisas estragadas para seu irmão idiota Reese comer e principalmente, judiar do seu irmão caçula, Dewey.

  No início da série, Malcolm entra pra sala do Krelboyne (sala de crianças com Q.I elevado) e lá conhece alguns amigos, bem estranhos.. ele não suporta aquela sala, mas é obrigado a ficar ali, por sua mãe e pelo professor. Naquela turma, Malcolm é visto na escola toda como o garoto mais inteligente da escola (realmente é) isso ocasiona um desfecho surpreendente no final da série.

Reese


  Reese é o típico irmão brigão, se expressa gritando, batendo e se puder socando os irmãos e toda a escola. Ao contrário de Malcolm, Reese é um jumento, com certeza o irmão mais burro da familia, não burro na escola, mas burro em acreditar nas bobagens que seus irmãos dizem a ele pra poder pegar coisas banais dele, como o resto do sorvete, o lugar na sala, a cama. 

  Apesar de brigão, Reese sofre por não conseguir lidar com garotas, ele presume que as garotas que ele gosta não gostam dele porque... ele faz brincadeiras com elas, que na cabeça dele são brincadeiras legais mas na realidade ele esta jogando comida na cara dela, derrubando ela da cadeira e até debochando da roupa dela. Como eu disse, Reese é um jumento!

Dewey


  Dewey como todo caçula em qualquer família, apanha, sofre e é torturado por seus irmãos. Não que ele sofra e chore a série toda, Dewey é mil vezes mais esperto que Reese, com isso ele pode passar a perna em seu irmão, como pegar dinheiro, pegar comida e até colocar a culpa das coisas que ele fez.

  Ele também é azarado, como sempre usar as roupas de Malcolm, que eram de Reese que anteriormente foram de Franis (lembrando que essas roupas eram usadas já antes disso). Em uma viagem a um parque aquático, Dewey não pode ir por causa de sua idade, ficou com uma babá, ela acabou indo pro hospital e o pequeno Dewey visitou várias cidades enquanto perseguia um balão... desatento e desligado esse ai. Mas não deu nada, ele pediu ajuda a um espantalho mal-humorado(mal-humorado porque ele não respondeu hahahah).

Francis


  Francis, o irmão mais velho, ou como diria seus pais "o primeiro problema". Lois não mora com seus 3 irmãos, ele mora e estuda em escola militar, sua apariçoes na série são como um "quadro só dele", ele com seus amigos da escola militar, posteriormente no Canadá, depois num rancho, até que os roteiristas perceberam como ficou chato e sem graça e o trouxeram de volta a cidade (não na casa dos pais, mas em um apartamente com sua esposa).

  Apesar de no começo morar na escola militar, Francis vivia interagindo com os personagens, seja por telefone ou indo visita-los numa fuga a escola. Lembrando que o motivo dele ter sido "expulso" de casa foi essa sua falta de disciplina. Seus três irmaos o adoram e queriam que ele voltasse pra casa, ele é como um super irmão pra eles.

Hal


  Sabe o típico pai de sitcom que parece mais um criança do que um pai? o que vai dar castigo e fica com dó pelas filhos? essa caracteristica começou com Hal! Ele é tão infantil que as vezes ele mesmo leva bronca da mãe dos filhos. Mas como se fosse uma bronca pros filhos dele como por exemplo: "-seu amigo veio em casa, você não pode ficar assim, venha falar com ele, HAL!!", "-ok!!, e ai, você quer uma cerveja?"

  Hal gosta de andar de patins (ou dançar com patins..?!), gosta de jogar poquer, tem medo de tudo, até de sua sombra. Hal ensinou seu filho Reese a cozinhar (faça a piada, você que assistiu breaking bad) de forma para disciplinalo, até ele participar de um concurso e sabotar o prato dos participantes.

Lois


  Lois é o tipo de mãe que grita, berra e coloca todos os filhos de castigo por causa da merda que um deles fez. Seus filhos já estão até acostumados a ficar de castigo que as vezes ela nem tem mais o que tirar deles: "-um mês sem televisão", "-já estamos um mês sem televisão", "-um mes sem video-game", "-também", "-um mes sem ver seus amigos", "-também...", "-... vão pro quarto já!!!", "-ISSO É TOTALMENTE INJUSTO!".

  Durante a série a gente percebe que Lois não é muito boa em criar seus filhos, um deles queimou carro e virou "amigo de policial" e teve que ir pra escola militar, seu caçula quase se perde e o recém nascido (que nasce depois) é amarrado a cadeira pra almoçar... Ah, e Lois também é mais fértil que um coelho!!!

  Falando um pouco da série agora...


  No começo eu estranhava um pouco as personalidades, a bagunça daquele casa, a mudança da casa pra escola militar do Francis com o tempo a gente vai acostumando e meio que decorando como é a casa, sabe? no commeço era estranho o banheiro ter duas portas, o quarto dos moleque ter duas cama (eles sendo três), a porta da frente que é do lado de um armario e ao lado de uma janela que dá pra ver do lado de fora.... Com o tempo a gente já se sente como se fosse de casa.

  Outra coisa que a gente acostuma, é com o Malcolm, várias vezes durante o episódio, literalmente "parar" a cena e conversar com a câmera, no começo eu achava esquisito, mas depois eu percebi que esse recurso é como se ele estivesse conversando com ele mesmo, como se ele fosse tão inteligente que precise comentar consigo mesmo as coisas, tipo quando a gente fala sozinho entende? Isso fica claro no episódio em que ele tenta parar de reclamar/analisar as coisas erradas ao seu redor e nesse episódio ele não fala nenhuma vez com a câmera, mas, ele se sente tão necessitado de precisar falar sozinho que ele tem uma ataque de stress e vai parar no hospital...

  Como eu disse do Francis, as partes dele na escola militar e depois da trajetória dele pra viver sozinho, eu tenho que admitir que era chato, tinha raros episódios que eram bons, como no episódio que o Francis tem que terminar um trabalho com o amigo dele, mas ele fica enrolando (me identifiquei). Mas em geral só era legal quando ele aparecia na casa dos pais ou quando interagia com eles pelo telefone. Eu em geral gosto do personagem do Francis, ele é um adolescente indo pra fase adulta mas todo, desleixado e tentando ser independente, mas continua fazendo merda com seus irmãos quando volta pra casa, me identifiquei de novo com ele (apesar de não ter irmaos e não morar sozinho ou em escola militar).

  Por falar em personagens que eu gosto, da série o único que eu não gosto é o Malcolm, por incrível que pareça. Até a vó deles quando raramente aparece é foda, ela é o tipo de velha rabugenta que só chega pra ferrar todo mundo, desde chamar a polícia a dar processo. Mas como eu disse, não que eu odeio o Malcolm, eu apenas acho ele o mais chato dos irmaos, mesmo ele sendo o principal, o que dá um brilho ao seriado são Reese, Dewey, Francis, Hal... ou seja, todos os outros personagens hahahah

  Um recurso que essa série tem que é um dos que eu mais gosto, é da pequena e rápida piada que tem no começo de todos os episódios, elas nunca tem nada a ve com o episódio todo, mas a piada é tão curta, rápida, que muitas (mas muitas mesmo) eu morro de rir só com o esse começo, muitas sitcoms atuais podiam aprender isso.

  Falando em sitcoms que deveriam aprender com Malcolm in the Middle, realmente, tem muitas coisas que as sitcomns atuais aprenderam com a série. Um exemplo que ficou jogado na minha cara assim que eu vi, foi quando o Reese (o que bate em todo mundo na escola) decide ficar bonzinho e a escola toda entra em colapso com um monte de machão se batendo, a zona só volta ao "normal" quando Reese volta a bater em todo mundo. Teve um episódio de Todo mundo Odeia o Chris assim, certo?! Ou então na cena antes do episódio, que eu disse no parágrafo anterior, da familia toda brigando e xingando antes de tirar uma foto em família, quando o fotógrafo vai bater a foto todos ficam felizes, depois todos voltam a brigar de novo. Teve um episódio de Raising Hope que foi inteiro assim, a situação foi mais explorada mas a ideia partiu dai. Outros personagens de série atuais que se inspiraram nos de Malcolm in the Middle é claramente Phil de Modern Family (parecido com Hal), Brick e Axl de The Middle(parecido com Dewey, Francis).

  Não posso finalizar o texto sem elogiar a abertura, que é uma das músicas mais legais que eu já vi numa sitcom (arrisco a dizer que ganha ou empata com a de Friends). Primeiro que o ritmo é muito bom, combina com a série: uma bagunça de pessoas gritando pela casa. Outra, a letra é quase perfeita, é como se fosse um diálogo com os personagens enquanto correm pela casa, saca só: 


  YOU ARE NOT THE BOSS OF ME, NOW. AND YOU ARE NOT SO BIG

  "-Você não é melhor que eu, Você nem é maior" poderia ser do Dewey e Malcolm gritando pro Reese e Francis numa briga constante que eles tem. Ta certo que nesse clipe não é assim mas, é apenas um clipe da banda com os atores do seriado, tem como não ser legal? Perceba que mesmo no clipe eles só fazem merda hahahah Cara, como eu amo essa série!

2 comentários:

  1. Aaah, comecei a ver essa série agora e ja amo ❤

    ResponderExcluir
  2. Uma das melhores séries que já assisti. Simples, "tola"... Mas como diria um amigo: Não precisa mais que isso!!!

    ResponderExcluir